"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus..." (RM -1-16)
Antes de começarmos a discorrer sobre o assunto: Como ser um cristão forte e não passar raiva no trabalho, escola, restaurante, namoro, rua… em fim; e sair apanhando para todo mundo na rua achando que é fé em Deus, vamos remontar na história das cruzadas onde existiam dois espíritos o de Deus e do Homem.
As Cruzadas foram expedições militares lideradas por cristãos europeus entre os séculos XI e XIII, com o objetivo principal de reconquistar Jerusalém e a Terra Santa do domínio muçulmano. Além do objetivo religioso, as Cruzadas também tinham motivações políticas e econômicas, como a expansão do poder da Igreja e a busca por novas rotas comerciais.
A história das cruzadas nos revela o lado "porrada/força/presença" do cristianismo que estava escalando do outro lado da história. Provavelmente muitos dirão que essas cruzadas eram muito selvagens, mas foram essas que abriram caminho para os cristãos daquela época. Eram muitos inimigos para superarmos então Deus deixou o pau quebrar nas cruzadas. Hoje em dia estamos, por exemplo, sobrevoando o triângulo das bermudas e como muitos aviões e navios que passam por essa região no Oceano Atlântico e desaparecem, estamos sendo sugado para dentro da moleza da fé e dando a outra face sem necessidade. Em fim, temos que ter sabedoria em Deus para não apanharmos de graça da galera. Tem coisa que a fé é devolver a pedrada mesmo ou às vezes não. Temos que remontar a certos tempos da história para ver se estamos andando certo ou de cabeça para baixo, para não apanharmos além do necessário.
Fica a proposta, de que lado da história queremos estar: da sabedoria ou da religiosidade. Por isso padecemos no mundo mesmo sendo de Deus. Falta sabedoria e boas palavras para nossa visão abrir e vivermos uma vida com Deus com Amor e Força ao mesmo tempo. E termos lugar nesse mundo onde lutamos contra as trevas diariamente. Não dá para ser bobo.